Meu nome é Aldair, tenho 17 anos, sou estudante, não trabalho, sou competidor em arte marcial, na arte marcial do Muay Thai.

Meu sonho é viajar o mundo inteiro, pra desafiar os grandes lutadores conhecidos, como Tony Jaa, Jet li,  esses caras, pra ganhar experiência e ser uma pessoa também melhor dentro da arte marcial.


Um sonho pra Rocinha? É complicado, a Rocinha é um lugar que cresceu muito né! Veio com droga, assassinato, roubo. Jovens se misturando com pessoas erradas. Eu escapei dessa, graças a deus. O sonho que eu tinha, se um dia eu vou chegar lá! Poderia eu tirar muita gente desse caminho. Só com o esporte, fazer a Rocinha um lugar de atleta, não um lugar de drogas.


Bom, um sonho pro Brasil fixo não tenho. Eu pretendo um dia sim roda ele todo, passar por todos os estados, e assim, arrastando multidões comigo. Não ser famoso, isso pra mim não me interessa. Quero ser conhecido, só pela minha arte

Meu nome é  Aline, tenho 16 anos, sou moradora da comunidade da Rocinha. Tô cursando o segundo ano e faço Muay Thai.

Eu tenho um sonho, que é de ser uma grande lutadora. Não é uma grande meta que eu vou vou ter que alcançar de uma hora pra a outra, mas eu vou alcançar, é isso que importa.

O meu sonho pra Rocinha não é só ter eu de lutadora na Rocinha, espero que tenha mais, porque a maioria que tem é homem, e a mulher tem que mostrar a força dela, não é só a força do homem. É isso que eu deixo de exemplo, tem que pensar tipo assim... ah, tenho que correr atrás do meu sonho, não é só falar - “eu sou lutadora e pronto”. Não é, porque você tem que correr atrás do que você quer.

Meu sonho pro Brasil é que melhore mais, no lixo, tem que melhorar na pobreza, tem que melhorar em tudo, tudo, tudo. Porque falta muito.

Meu nome é Emerson, tenho 20 anos, moro na Rocinha desde pequeno. No momento tô dando aula de Muay Thai, dava aula de dança, só que parei por um tempo.


Meu sonho. É ser bailarino profissional. Que eu danço hip hop, dança de salão, bolero, soltinho, sei um pouco de tango. Um verdadeiro bailarino profissional não é saber dançar aquele estilo, e sim, dançar todos os estilos de dança, para caso, se acontecer ser chamado para um programa de televisão, saber por exemplo: se for um certo ritmo, saber aquele ritmo, se for outro, saber o outro ritmo também!

Meu sonho para a Rocinha é um espaço cultural.  Que tenha possibilidade de pessoas que tenham questões financeiras difíceis, conseguir fazer os cursos que gostam, vamos dizer assim. Fazer capoeira, artes marciais, ou cantar.... tocar instrumentos de percussão, instrumento de sopro, instrumento de cordas.


Meu sonho para o Brasil, é que seja um país mais unido, como assim unido? Que tenha menos racismo... tanto como os gays, lésbicas, ou diferença de cor.... Diminuindo o índice de racismo, se torna um país, vamos dizer assim, mais unido. Esse é o meu sonho para o Brasil.

Meu nome é Gabriela Rodrigues da Silva. Tenho 18 anos, sou moradora da Rocinha e estudo na Airton Senna, fazendo o primeiro ano. Trabalho também, como jovem aprendiz na Caixa Econômica.


Eu tenho um sonho. Meu sonho é terminar meus estudos e um dia conseguir um trabalho assim bom, que eu possa ajudar a minha família, minha mãe principalmente.


Eu sou nascida e criada aqui na Rocinha, então não tenho nada que reclamar de onde eu moro. Pelo contrário, eu amo esse lugar onde eu moro. Não tenho vontade de mudar daqui de jeito nenhum. Se um dia eu, vamos supor, eu ficar rica! Não tenho coragem de sair daqui.


Eu tenho um sonho para o Brasil. Que ele melhore cada dia mais. Que acabe com essa linha da pobreza, e que as crianças dessa geração tenha mais oportunidade para poder estudar.


No momento meu sonho é esse.

Meu nome é Jussara dos Santos Mendes, tenho 19 anos. Não estudo, não trabalho. No momento tô só cuidando da minha irmã, que ela é especial... então por isso dificulta um pouco de eu estudar ou trabalhar.


Eu tenho um sonho, que é poder dar uma vida melhor para a minha irmã. Só isso, meu sonho é esse.


Para a Rocinha? Pra Rocinha, só um sonho é saneamento básico só, porque lá perto de casa mesmo tem uma vala enorme, então tá bem difícil aquilo lá.


Meu sonho para o Brasil é só mais segurança e mais saúde, porque a situação hoje tá difícil.

Meu nome é Carlos Belo da Silva, tenho 20 anos, mais conhecido como Mister M, moro na Rocinha. Sou surfista profissional e também dou aula de surf na ASR, a associação de surf da Rocinha.


Meu sonho é entrar para o WCT, o campeonato mundial de surf. Ter minha escolinha de surf e ajudar muitas crianças na Rocinha.


Meu sonho para a Rocinha é que aqui tenha uma clínica de surf e as crianças tenham a oportunidade de conquistar seus sonhos.


Pro Brasil, meu sonho é que melhore a política. A política do Brasil é péssima!

Meu nome é Gabriel, tenho 17 anos. Mais conhecido aqui na Rocinha como Popó.


Meu sonho é ser surfista profissional, gosto muito de surfar, meu esporte preferido. Tô treinando bastante para ser esse surfista profissional, conseguir tirar minha família dessa comunidade. Bem, aqui na Rocinha, não é ruim.... gostei muito.... gosto muito de morar aqui, melhorou bastante..... que não é..... tem muita briga.... que os policiais separa. Pra mim achei melhor, ficou bem melhor a Rocinha, do que aqueles bandidos que ficavam tudo aí na rua, trocando tiro... as vezes, quando..... e muito carro usado que colava assim direto...... e agora não tá tão assim! Eu gostei dessa ocupação da UPP.


O Brasil tá muito bom. Eu gosto do Brasil.

Meu nome é Rafaella e tenho 20 anos, eu moro na Rocinha. Eu sou modelo profissional já, desde os 14 anos de idade. Comecei bem novinha.


Eu tenho um sonho e meu sonho é ser uma super modelo. E eu tenho esse sonho também pela minha mãe, que ela já foi modelo quando nova. Digamos que eu tô levando isso adiante por ela e por mim também.


Eu quero levar a Rocinha junto comigo, né? Nessa carreira de modelo para o mundo, para o exterior, para as pessoas conhecerem mais o que tem dentro da Rocinha, que é talento, que é beleza.... e que precisa ser mostrado para todos que não conhecem. Quem conhece fica mais encantado ainda!


Pro Brasil? Todo mundo tem um sonho para o Brasil. Acho que a melhora, eu acho? A melhora de todos os seres humanos. De ter uma paz interior consigo mesmo e que essa paz se transforme para todo mundo e..... todo mundo seja feliz

Meu nome é Rayanne, eu tenho 18 anos. Eu estudo no CEL (Centro Educacional da Lagoa), tô no último ano do terceiro ano do ensino médio e vou concluir esse ano. O meu sonho é ser engenheira química, entrar na faculdade, concluir minha faculdade e ter muito sucesso na minha profissão. E dar uma vida melhor pra mim e pra minha mãe. O meu sonho pra Rocinha é ter mais infraestrutura para os moradores e mais qualidade de vida pra todo mundo, pras crianças terem área de lazer, escola, pros adultos terem trabalho. O meu sonho pro Brasil é acabar com a pobreza e com a corrupção, pro país ser um país desenvolvido. E para ele ser um país desenvolvido e fazer parte da elite dos países desenvolvidos ele primeiro tem que acabar com os problemas internos que, para mim, os principais são esses: a pobreza e a corrupção.

Meu nome é Rian e tenho 16 anos. O meu sonho é um sonho que quase todo menino da minha idade da Rocinha tem, que é ser jogador de futebol. E eu tenho um sonho de vestir a camisa nova do Flamengo e com o Maracanã lotado, eu fazer um gol aos 44’ do segundo tempo e ver a torcida gritando o meu nome. O meu sonho pra Rocinha é que acabe o tráfico aqui dentro. Meu sonho pro Brasil é que o Brasil fosse igual a China, não ter uma sujeira na rua, a China que eu conheci em 2012 jogando pela seleção das comunidades. Não tem quase roubo lá, as pessoas deixam as motos assim, deixam as bicicletas sem tranca.

Meu nome é Rita de Cássia Nascimento, tenho 18 anos. Eu tenho um sonho de trabalhar com a arte, meu sonho é ser dançarina profissional e atriz, é o que me faz feliz, é o que eu amo de verdade, é a razão do meu viver. A dança e o teatro é o que me dá liberdade, é o que me faz rir todos os dias, é o que vem da minha alma. Então: aqui na Rocinha não é muita valorizada a arte, eu queria que quando eu pudesse realizar esse meu sonho eu poder trazer um pouco pra cá do que eu sei. Eu tenho um sonho de mostrar pro pessoal lá de fora que aqui no Brasil também tem talento, também tem pessoas que gostam da arte, que quer ser feliz com isso, trabalhar com isso, e mostrar para todo mundo ser reconhecido, ainda mais aqui da Rocinha.

Thaiane da Silva Vicente, tenho 19 anos. Ah, sonho todos nós temos, né?, eu tenho o meu também. Parei de estudar porque tinha que ajudar a minha mãe, entendeu? Minha mãe tem 8 filhos, então eu tinha que parar de estudar, né?, pra mim trabalhar no MacDonald’s, é pouco, ganha pouco, mas o pouco que eu ganho dava pra mim chegar com a compra, 200, 100, dava pra mim chegar pra dentro de casa e ajudar a minha mãe. O meu sonho era, né?, trabalhar na novela, é isso que todo mundo tem, quem não gosta da “Malhação”... a Rocinha agora tá ficando muito mais bonita, as casas melhorando, sendo pintadas, por exemplo a biblioteca,  ninguém imaginaria que ia ficar assim, eu mesma não. O sonho é que melhore, sei lá, limpeza, né?, porque a sujeira quando a gente passa, misericórdia!... ainda vem uma chuva...  Eu tenho um sonho pro Brasil: que nós todos seríamos cidadão, um se unir com outro mantendo esse Brasil o maior Brasil de todo o mundo.

Meu nome é Thiago, tenho 24 anos, sou casado, tenho filho, mulher e pago aluguel. Meu sonho mesmo é ter minha casinha própria, primeiramente minha casa própria. A Rocinha, cara, a Rocinha está precisando de higiene, porque tem muitos cantos da Rocinha que está sujo, vala entupida, vala entope, vem criança e pisa em cima, rato morto... está precisando dar um check-up na limpeza da Rocinha. O Brasil tá precisando de muita coisa. Pra mim assim: conforme o aspecto que eu penso, o Brasil tá precisando de lei, porque atualmente mesmo o Brasil tá sem lei nenhuma. Nêgo faz o que quer e fica por isso.

Meu nome é Vanessa Sousa Pimenta, eu tenho 18 anos, vim do Ceará, com 6 anos, então eu me considero também carioca, e adoro o Rio de Janeiro, adoro a Rocinha, me orgulho de morar aqui, e eu sonho em fazer uma faculdade, trabalhar no que eu gosto, ajudar minha  família... Eu sonho pra Rocinha o progresso, que as pessoas deem mais oportunidades para os moradores, porque aqui tem muita gente de bem, muita gente honesta e que sonha ser alguma coisa na vida e que sonha ter uma profissão boa e tudo mais... aqui tem muitos talentos. Eu sonho pro Brasil uma educação melhor, saúde pra todos e diminuir a corrupção e a saúde melhore e a educação também, porque é só assim que a gente vai pra frente, com a educação.

Wallace Silva de Brito, sou dançarino de funk, meu sonho é ser um grande dançarino profissional ou então um artista, um ator ou então modelo. Meu sonho pra Rocinha é que a Rocinha seja reconhecida como as outras comunidades, tipo, teve Batalha do Passinho nas outras comunidades, na Rocinha não teve, poderia ter, né? O Brasil, cara, isso aí é uma pergunta que eu não sei nem a resposta. Assim, ajudar as pessoas que precisam, porque no Brasil tem muitas pessoas carentes. Ter mais incentivo, ter mais educação... eu sonho um Brasil com mais educação.

15